Férias em Jericoacoara (Março 2018)

[JERI = JERICOACOARA]


 MELHOR ÉPOCA PARA VIAJAR

Praia Principal Por do Sol

Jeri é um destino para se viajar em qualquer época do ano.

Os meses de alta temporada (dezembro, janeiro) costumam fazer 35 graus na máxima, já no inverno as temperaturas apesar de quentes podem chegar a 22 graus, portanto viaje sempre com uma blusinha de frio.

A época com mais chuvas ocorre entre janeiro a junho. Mesmo que você decida viajar no período de chuvas, não significa que passarão dias e mais dias chovendo, isso é bastante raro nessa região.

Agosto é o mês com mais vento na região e por isso que nessa época tem muito estrangeiro por conta dos eventos com Kitesurf e Windsurf.

 

COMO CHEGAR

Você pode ir de avião ate Fortaleza (que geralmente é mais barato) e depois pegar um traslado até Jeri (300km) geralmente as agências ou hotéis de Jeri fazem este serviço.

E também é possível tomar um voo ate Jijoca de Jericoacoara (JJD) e de lá você esta a 30 minutos da Vila em traslado.

Carro: Apesar de não recomendar, porque em Jeri não é autorizado circulação de carros. Você pode pegar a estrada na rodovia CE-085, também conhecida como Estruturante.

 

ONDE FICAR

A Vila de Jeri é pequena e o que não falta é opções de hospedagem desde as mais econômicas até as mais luxuosas.

São poucas as ruas principais: Rua do Forró, Rua São Francisco, Rua Principal e Rua das Dunas - tudo acontece nelas ou próximo a elas e é possível fazer praticamente tudo que se precisa caminhando. Procure ficar num lugar próximo das ruas principais para facilitar seus deslocamentos.

Cuidado ao procurar hospedagens, abra sempre um mapa virtual para verificar o deslocamento. A noite muitos lugares não tem luz e ficar a mais de 1 km da Vila apesar de parecer perto, pode ser inconveniente para andar a noite.

Eu fui em uma viagem econômica então fiquei em uma pousada que uma amiga trabalhava na época (Pousada Acqua - foto) ela é simples mas super bonitinha, não tem piscina, mas fica  100 metros da praça principal. 

Para poder curtir uma piscina nós pagamos 50 por pessoa por dia com consumação e usamos por 3 dias a piscina da pousada Hurricane Jeri, foi ótimo para dar uma refrescada.

 

ONDE COMER

Há muitos restaurantes aconchegantes na vila.

Você encontra preços que cabem em todos os tipos de bolso, apesar de, de fato, muita coisa não ser tão barata por lá.

Entre os destaques gastronômicos da região estão o restaurante Na casa Dela, que tem um ambiente acolhedor e pratos bem servidos e com aquele toque delicioso de comida caseira; o Tamarindo, que tem pratos com misturas diferentes, e o Bistrogronoff, que é um clássico da vila e serve ótimos strogonoff's. Para petiscos, sugerimos o Fredyssimo , ótimo para tomar um vinho e compartilhar os pedidos entre amigos. 

Outro local conhecido na vila é a Padaria Santo Antônio que serve pães recheados e gostosos - o local fica aberto durante a madrugada e é bem visitado por aqueles que estão deixando as baladas, tarde da noite. 


Jantamos duas vezes na Pizzaria Leonardo da Vinci porque meu filho é um pouco viciado em pizza, mas em contra partida eles possuem uma pizza de frutos do mar simplesmente maravilhosa. A pizza é tamanho normal para nós paulistas ehehehe e comem facilmente 3 a 4 pessoas dependendo da fome.

 

POR ONDE PASSEAR

Em Jeri você encontrará duas opções de passeios pagos, Lado oeste e lado leste.

Lado Leste: Durante esse tour, o visitante passa pela Árvore da Preguiça, pela Praia do Preá, pelas Dunas da Barrinha, pelo Buraco Azul em Caiçara, pela Lagoa Azul, pela Lagoa do Paraíso e pela Lagoa do Amâncio.

Lado Oeste: Seguimos por Camocim, que vai até Mangue Seco, Tatajuba e Lagoa Grande. Aqui você faz as tirolesas famosas e tira as fotos maravilhosas nos balanços do mangue seco.

Fora os passeios Jeri já é linda por si só e você e pode aproveitar as praias e a duna por do sol todos os dias, sem contar a vila que é muito charmosa.


QUANTOS DIAS FICAR

A partir 4 noites na minha opinião é bacana, mas se puder ficar mínimo 6 estaria excelente, principalmente se você resolver ir por Fortaleza e ainda pegar o longo trajeto de estrada ida e volta.

Fomos por Fortaleza também para aproveitar 2 noites e uma ida ao Beach Park.

 




DICAS FINAIS E PESSOAIS

A Taxa de turismo é cobrada para entrar na Ilha: R$ 5,00 por pessoa por dia

Em Jeri, veículos não autorizados não podem circular pelas ruas. Para gerenciar a situação, há estacionamentos na chegada à vila, onde os turistas deixam os carros. Você não poderá andar por Jericoacoara com seu carro próprio, será necessário deixá-lo no estacionamento

Leve dinheiro em espécie pois há dias que não existe sinal para passar cartão por exemplo. Na vila existe 1 único caixa eletrônico 24 horas e nem sempre funciona.

- Seu único calçado será sua havaianas rs, leve vários modelitos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Icaraí de Amontada (Paraíso na terra...)

Como é viajar no cruzeiro da Disney

Morro de São Paulo